.

 

      Exames Audiológicos     
      Exames Eletrofisiológicos     
      Exames Otoneurológicos     
      Aparelhos Auditivos Telex     
      Terapias Fonoaudiológicas     
      Saúde do Trabalhador     
      Outros Serviços     

  

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Avenida Getúlio Vargas, 1578
Centro - Barão de Cocais - MG
Tel.: (31) 3837.1230

Também em Santa Bárbara - MG
Tel.: (31) 3832.4422

www.salutefono.com.br atende@salutefono.com.br

 

Exames Audiológicos

Audiometria Tonal Limiar

A Audiometria é um exame indolor e subjetivo (depende da participação do paciente). É realizado em cabina acústica e avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, para obter limiares da sensação auditiva, detectando assim possível perda auditiva e qual a sua intensidade.

Tem um papel chave no diagnóstico, localizando e identificando o distúrbio, quantificando o grau de perda auditiva e servindo ainda como referencial para outros testes diagnósticos.
É indicada para indivíduos com queixa de dificuldade de audição, ouvido tampado, zumbido, dor de ouvido, incômodo com o som alto e também como prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso.

Audiometria Vocal por inteligibilidade/reconhecimento e discriminação

Avalia as habilidades de percepção e reconhecimento dos sons da fala em cada orelha, desde a menor intensidade possível até a mais confortável.

Limiar de Reconhecimento da Fala ou Speech Reception Threshold (SRT). O paciente repete as palavras que são representadas com intensidade cada vez menor (reconhecimento).

Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF). O paciente repete palavras monossílabas e/ou dissílabas (discriminação) com intensidades da media tritonal. Os resultados precisam estar alinhados ou próximos da media e assim confirmar os resultados da audiometria tonal.


Audiometria em Campo Livre

Exame realizado para medir o ganho funcional dos aparelhos auditivos, ou seja, o quanto a audição melhora com o uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI).

É feito em cabine acústica com e sem aparelhos auditivos. Com o resultado deste exame, é possível programar quando for necessário e verificar a eficiência dos aparelhos auditivos.


Audiometria Infantil

A Clínica Salute realiza todos os exames audiológicos infantis. Através de equipamentos específicos e com profissionais experientes é possível avaliar a audição da criança em qualquer faixa etária. A seguir você conhecerá os tipos de avaliação infantil disponíveis:

Audiometria Infantil Comportamental
Exame tem a finalidade de acompanhar a maturação das vias auditivas e permitindo o rastreamento de crianças com perdas auditivas. A avaliação auditiva é indicada em crianças menores que 6 meses e consiste na apresentação de estímulos com diferentes frequências e intensidades para que a criança localize o som em diversas direções. O estímulo é apresentado posteriormente à distração realizada com brinquedo discreto. Observa-se também a presença de reflexos, como o Reflexo Cócleo-Palpebral (RCP) até os 3 meses.

É utilizada para complementar os exames objetivos. A avaliação auditiva comportamental é recomendada como seguimento do PROGRAMA DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, principalmente para os bebês de risco para a surdez.

Audiometria em Campo Livre com Reforço Visual
É um exame realizado para avaliar a audição sem utilizar fones de ouvido. O exame é realizado em cabine acústica com o auxílio de brinquedos luminosos que acendem para reforçar a percepção auditiva da criança. Indicada para crianças entre 6 meses a 3 anos.

Audiometria de Reforço Visual
Exame realizado para estabelecer o nível mínimo de resposta auditiva de crianças de até dois anos. O teste é realizado em cabine acústica e consiste na apresentação um estímulo auditivo calibrado e a cada localização correta a criança recebe um reforço visual (brinquedos luminosos).

Os limiares auditivos podem ser pesquisados tanto em campo livre, quanto com o uso de fones convencionais, fones de inserção e vibrador ósseo.

Audiometria Tonal Infantil Condicionada
Com uso de fones e brinquedos, podemos condicionar a criança à partir de 3 / 4 anos a responder mediante a tons puros permitindo avaliar cada orelha separadamente em frequências específicas.


Impedanciometria ou Imitanciometria

Exame que avalia a integridade e mobilidade da membrana timpânica e dos ossículos (martelo, bigorna e estribo), também avalia o reflexo do músculo estapédio.

Inicialmente, é aplicada uma pressão rápida no canal auditivo e em seguida ouve-se uma sequência de apitos para obtenção dos reflexos estapedianos. É um exame objetivo e de fácil aplicação. Em crianças pequenas, a realização do exame é feita em sono natural. Muito importante no diagnóstico de otite média secretora que comprovadamente é a principal causa de perda auditiva em crianças.


Processamento Auditivo Central

Exame realizado para verificar déficits nas funções auditivas centrais. É indicado para pessoas com dificuldade de compreensão da fala, crianças e adolescentes com alterações de fala e/ou aprendizagem, irá permitir analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem recebida.

O exame é realizado em cabine acústica. É aplicada uma bateria de testes que avaliam diferentes funções e habilidades auditivas, como figura-fundo, integração e separação binaural (Avalia a audição periférica e alguns testes avaliam a função auditiva central). É realizado com crianças a partir dos 4 anos de idade.

Depende da colaboração do paciente e é realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido. O paciente escutará estímulos verbais e não verbais com distorção. Ele precisará ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura. A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente (menos de 03 meses).

A duração do exame varia de 60 a 120 minutos e em alguns casos há necessidade de remarcar o paciente.

Marcius